top of page

Nossa história

A constituição do Instituto de Pesquisas Arqueológica e Etnográfica “Adam Orssich” (IPAE), começou a ser discutida em 2012, quando um grupo de arqueólogos e historiadores interessados em pesquisas, tanto na área de Arqueologia quanto de Etnografia, vislumbraram a ideia de se constituir uma instituição, tendo como finalidade principal, o desenvolvimento de pesquisas nessas duas áreas de interesse científico.

Além desta finalidade científica, outra preocupação do grupo relacionava-se com as condições de estrutura, assim como a dinâmica de funcionalidade das instituições de guarda de material arqueológico habilitadas no Espírito Santo, já que, atualmente no estado capixaba, são pouquíssimas as entidades destinadas a estes fim, muitas delas, sem condições estruturais e organizacionais de receberem novos acervos e de fomentarem pesquisas com esses materiais.

A partir dessas discussões e proposições o grupo decidiu pela criação do IPAE. Em primeiro lugar, as primeiras reuniões se concentraram na elaboração do Estatuto Social, assim como, um trabalho de divulgação do projeto para outros interessados, tanto na área de arqueologia e etnologia, como também direcionada aos interessados de áreas afins (História, Etnografia, Etnologia Museologia, Ciências Sociais, Biologia, Arquitetura, Geologia e outras).

Após elaboração do Estatuto, no dia 17 de fevereiro de 2014, foi realizado a Assembleia de Fundação do IPAE, que contou com a participação de 14 (quatorze) participantes, considerados estes sócios fundadores do referido Instituto. Nesta assembleia, foi lido e aprovado o Estatuto Social do IPAE, sendo também, eleita sua primeira diretoria. O registro do IPAE oficializado no dia 05 de maio de 2015.

Após a sua constituição oficial, em meados do mês de agosto de 2015, foi feita a locação de um imóvel para se constituir como sede do IPAE, localizado na av. Governador Bley, no centro da cidade de Vitória, Estado do Espírito Santo. Após essa locação, iniciou-se a compra efetiva dos principais móveis e instrumentos técnicos para adequação do referido espaço às finalidades do Instituto, assim como estão sendo providenciadas, até o presente momento, os demais documentos para a devida constituição do IPAE como uma Instituição de pesquisa.

O IPAE contribuirá sobremaneira, não só para o advento da pesquisa científica, como também, para criação de uma instituição de referência no estado capixaba, voltada para a pesquisa, conservação e socialização dos acervos arqueológicos, já que, atualmente no Espírito Santo, existem poucas instituições destinadas e / ou com condições e capacidade para atender tais fins.

bottom of page