top of page

Sobre o IPAE

Para promover a pesquisa e a divulgação da arqueologia, etnologia e história, e a difusão do patrimônio arqueológico e cultural brasileiro.

Fundado em 17 de fevereiro de 2014 e conforme estabelecido em seu Estatuto Social, o Instituto de Pesquisa Arqueológico Etnográfico Adam Orssich (IPAE) é uma entidade sem fins lucrativos de caráter científico, histórico e cultural, que tem como, entre outras finalidades, incrementar as pesquisas arqueológicas, etnológicas e históricas no Estado do Espírito Santo e eventualmente em outros estados, visando fornecer condições administrativas e científicas para os profissionais de Arqueologia e das Ciências Humanas e da Educação que pretendam realizar estudos nas referidas áreas. Além disso, o IPAE é uma Instituição de Pesquisa e Guarda de Acervo Arqueológico, devidamente regulamentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo que, desde o ano de 2016, até a presente data, conta com o aval daquela autarquia federal para a concessão de endossos institucionais à projetos de pesquisas, o que, por sua vez, vêm gerando um crescente número de material arqueológico recebido pelo IPAE, em sua Reserva Técnica.

icones-03.png
Arqueologia

Arqueologia é a ciência que estuda as culturas das diferentes sociedades humanas a partir da análise de objetos materiais abandonados, os locais onde esses objetos são encontrados é denominado Sitio Arqueológico. 

icones-02.png
História

É a ciencia que estuda o desenvolvimento das ações humanas atravez do tempo, principalmente por meio de suas fontes escritas.

icones-01.png
Etnologia

Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia, no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas e das civilizações.

icones-04.png
Patrimônio

É o conjunto de todos os bens culturais materiais e imateriais, que são frutos do desenvolvimento da sociedade humana e que dado sua importancia para a sociedade (local, regional ou mundial), adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material.

bottom of page