top of page

Projetos

RECUPERANDO A HISTÓRIA DA ARQUEOLOGIA CAPIXABA: Inventário da Reserva Técnica (RT) de acervo arqueológico da Superintendência do Iphan​ no Espírito Santo​

04/08/2023

 

O documento apresenta o Relatório Técnico do “Projeto Recuperando a história da arqueologia capixaba: inventário da Reserva Técnica (RT) de acervo arqueológico da Superintendência do IPHAN1 no Espírito Santo”, o qual foi proposto pelo IPAE sob anuência do IPHAN-ES (Processo nº 01409.000018/2022-03), sendo submetido a SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA INVENTÁRIO, CONSERVAÇÃO E REPRODUÇÃO DE ACERVOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, por intermédio do Edital da SECULT nº 011/2021, tendo os recursos provenientes do FUNCULTURA. Além disso, o presente projeto contou também com um importante apoio financeiro oriundo do projeto “Inventariação das Reservas Técnicas de bens culturais arqueológicos da região da Grande Vitoria”, este contemplado pelo EDITAL FAPES Nº 12/2022 - UNIVERSAL EXTENSÃO / Proc. Nº 826/2022 P: 2022-FRMML, sob coordenação geral do arqueólogo, sr. Igor da Silva Erler.

​

Tal projeto teve como objetivo principal, através de uma sistematização realizada por meio de uma inventariação básica e recondicionamento do acervo arqueológico da RT IPHAN – ES, contribuir para a melhoria do acesso e conservação das coleções que formam o referido acervo e, com isso, trazer a luz os capítulos iniciais da história da arqueologia capixaba, além de possibilitar acesso de novos pesquisadores, aos materiais de grande potencial para a ampliação do conhecimento arqueológico produzido no Espírito Santo. 

​

Diante do exposto, o presente relatório técnico foi estruturado de acordo com a proposta metodológica que fundamentou as atividades laboratoriais e de gabinete do projeto, as quais foram apresentadas anteriormente a este IPHAN e SECULT, através de um Plano de Trabalho (IPAE, 2022) elaborado pela equipe executora do projeto. Assim, o presente documento é constituído pelos seguintes tópicos: 

​

• CONTEXTO DO PROJETO

✓ Histórico de formação da RT. 

✓ Panorama geral da situação do acervo

 

• INVENTARIAÇÃO

✓ Mapeamento Inicial da RT

✓ Triagem Inicial

✓ Divisão em coleções

✓ Descrição dos procedimentos metodológicos

✓ Resultados 

​

• CONSIDERAÇÕES FINAIS 

​

Como descrito ao longo do relatório, o “Projeto Recuperando a história da arqueologia capixaba: inventário da Reserva Técnica” foi executado entre os meses de janeiro a maio de 2023, tendo como principal ação, a sistematização e inventariação básica do acervo arqueológico existente na RT do IPHAN-ES.

​

Com o apoio financeiro da Secult e a FAPES, sem o qual a realização deste projeto não teria sido possível, os esforços da equipe de trabalho se concentraram em adotar medidas junto ao referido acervo que pudessem garantir uma sistematização básica das suas informações unida a um trabalho de melhoria da conservação das peças arqueológica, sendo utilizado invólucros, caixas e etiquetas adequadas seguindo os ditames e orientações contidas na legislação vigente sobre o tema.  Embora lidando com diversos desafios relacionados à situação em que se encontrava o acervo, a equipe de trabalho realizou algumas adaptações metodológicas, que permitiram a execução do projeto sem grandes intercorrências. Nesta linha, como relatado anteriormente, o acervo da RT do IPHAN-ES foi dividido em cinco coleções arqueológicas, as quais foram sistematizadas conforme o grau de informação disponível sobre cada conjunto ali existente. Como um dos principais produtos gerados durante a execução deste projeto, a equipe de trabalho elaborou e, através deste relatório, disponibiliza ao IPHAN-ES, um banco de dados digital que contempla as informações sobre cada uma das coleção aqui segregadas, garantindo assim, um acesso dinamizado e uma gestão otimizada e controlada daquele acervo, já que todos os dados da disposição das caixas e materiais e suas localizações nos armários e estantes da RT, encontram-se mapeadas e disponíveis no referido BD. 

​

Ao todo, no âmbito deste projeto, foram inventariados 118.707 artefatos, de distintas natureza (cerâmico, lítico, histórico, vítreo, ferroso, material construtivo, ósseo, malacológico, antracológico, sedimento e madeira), os quais foram distribuídos em 186 caixas de acondicionamento, sendo utilizados entorno de 10.500 unidades de sacos tipo ziplock de variados tamanho. Deste volume, cerca de 45,52% corresponderam a coleção do PRONAPABA e a coleção do RJ e CE, esta última, sob guarda da Superintendência do IPHAN-RJ, estando elas, em processo de transferência para as UF de origem. 

​

Todavia, diversas questões foram identificadas ao longo da execução deste projeto, seja na ordem de infraestrutura da RT, como também de natureza técnica, haja vista que há um potencial de ações que poderiam agregar ainda mais o acesso de informações sobre acervo ali existente, em específico, no que se refere ao potencial expositivo de parte significativa das peças ali existentes.

​

Abaixo imagens e vídeos do projeto e links para o relatório:

fotos (5).jpeg

© 2017 por IPAE. 

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook Clean
bottom of page